quarta-feira, 7 de maio de 2008

Presidente de Itaipu não Descarta Negociar Tarifa

Saiu no Estadão On-Line ontem, 06/05/2008:

Embora considerasse que a tarifa não é barata e é semelhante à cobrada no Brasil, o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, não descartou hoje a possibilidade dos governos do Brasil e do Paraguai negociarem aumento na tarifa da energia de Itaipu. "O Paraguai é meu sócio e como é que eu não vou negociar?", indagou, lembrando que o Paraguai é dono de 50% da hidrelétrica.
Samek informou que o Brasil ainda não recebeu oficialmente propostas do governo eleito do Paraguai sobre a energia de Itaipu. O presidente eleito Fernando Lugo defendeu, na campanha eleitoral, a revisão da tarifa de Itaipu cobrada do Brasil pela energia não usada pelo Paraguai. "Temos de estar abertos para discutir e tirar o máximo proveito para o desenvolvimento dos dois países", declarou Samek, após participar de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados que discutiu o Tratado de Itaipu.
O presidente da Itaipu Binacional voltou a afirmar que não se deve alterar o tratado, mas acha é possível realizar mudanças nos anexos do tratado. Lembrou que já foram feitas negociações de tarifas de Itaipu.


Então, vamos lá!
Ainda ontem fiz um post a este respeito: como sempre - e já vimos este filme com o Evo (I)Morales, arrebatando nossa Petrobrás -, os aliados ideológicos do Foro de São Paulo podem pedir tudo aquilo que desejarem do Brasil e o terão. O ex-bispo, agora, vai bater nossa carteira.
Imbecil foi o governo de Nicanor Duarte que, apesar de ter tentado renegociar os preços da energia, não bateu o pé, apenas seguiu cumprindo o contrato legalmente feito entre as partes. Assim, não conseguiu inflamar os paraguaios, como fez o esquerdista.
Se bem que era pouco provável que ele sequer conseguiria algo: o governo brasileiro só aceita pressão de los compañeros del Foro de São Paulo.

Nenhum comentário: