terça-feira, 6 de maio de 2008

Como se Forma um Paradigma

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos em uma jaula e, no meio desta, uma escada com bananas em cima. Toda vez que um macaco começava a subir na escada para pegar as bananas, um dispositivo automático fazia jorrar água gelada sobre os demais macacos. Passado certo tempo, toda vez que qualquer um dos macacos esboçava indício de subir na escada, os demais o "espancavam", evitando assim a água gelada. Obviamente, após certo tempo, nenhum dos macacos se arriscava a subir na escada, apesar da tentação.
Os cientistas decidiram então substituir um dos macacos. A primeira coisa que o novato do grupo tentou fazer foi subir na escada. Imediatamente os demais começaram a espancá-lo. Após várias surras o novo membro da comunidade aprendeu a não subir na escada, embora jamais soubesse por que.
Um segundo macaco foi substituído e ocorreu o mesmo que com o primeiro. Inclusive o novato participou do espancamento. Um terceiro macaco foi substituído e o mesmo espancamento foi se repetindo. O quarto e o quinto macacos foram trocados, um de cada vez, com intervalos adequados para adaptação, repetindo-se os espancamentos dos novatos quando de suas tentativas de subir na escada.
O mais interessante foi que sobrou um grupo de cinco macacos que, embora nunca tenham recebido uma chuveirada de água fria, continuavam a espancar todo macaco que tentasse subir na escada.
Se fosse possível conversar com os macacos e perguntar-lhes por que espancavam os que tentavam subir na escada... provavelmente a resposta seria: "Eu não sei. Só sei que essa é a forma como as coisas são feitas por aqui."

Parece familiar?

Nenhum comentário: