segunda-feira, 19 de maio de 2008

O Terreno Movediço ao Redor do Brasil

A noção de "timing" foi perfeita. Às vésperas de um cerimonioso encontro de cúpula reunindo mandatários da Europa e da América Latina em Lima, Peru, a respeitada Interpol (a polícia internacional) confirmou a autenticidade de documentos que comprovam a participação da Venezuela no financiamento, armamento e treinamento da narcoguerrilha das Farc na Colômbia. E a participação das FARC na campanha eleitoral de Rafael Correa, que se elegeu presidente do Equador.
O caso já vinha sendo explorado nos últimos dias pela imprensa americana e espanhola, além da colombiana. A maneira como as informações foram surgindo sugere, de fato, uma campanha bem articulada pelo lado colombiano. Sobram evidências de que Chávez não é apenas um simpatizante ideológico das Farc mas, sim, que lhe possibilita uma sobrevida em termos militares, além de políticos. Curioso é o fato, revelado nos documentos que vão sendo fornecidos pouco a pouco, de que a maior preocupação dos guerrilheiros no momento é obter uma arma que os defenda dos super-tucanos, um turbohélice de apoio tático fabricado pela Embraer e vendido pelo Brasil à Colômbia.
A maneira como as informações vêm sendo veiculadas sugere uma tática para manter Chávez sempre ansioso, sem levá-lo à explosão - e Chávez detesta a posição de animal acuado. Mas as declarações da Interpol nesta última quinta feira, 15/05/2008, incluem um elemento de conseqüências diplomáticas gravíssimas: está praticamente concluída o rol de provas que os Estados Unidos precisariam para declarar Chávez, se quiserem, como patrocinador de terroristas.
Uma declaração desse tipo levaria à imposição de sanções e restrições ao comércio e investimento bilaterais entre Venezuela e Estados Unidos, além de uma série de medidas no campo diplomático (restrição à movimentação de funcionários venezuelanos nos EUA, por exemplo). Chávez já vem antecipando uma evolução desse tipo desde que o “Wall Street Journal”, há 10 dias, avisou que os computadores do “revolucionário bolivariano” Raul Reyes (o narcoguerrilheiro morto pelos colombianos num ataque com super-tucanos em território equatoriano) indicariam o envolvimento do presidente venezuelano com a guerra interna no país vizinho.
O terreno ao redor do Brasil, na América do Sul, está se tornando movediço. Vai exigir muita cabeça clara e raciocínio em Brasília. Uma coisa é lidar com um caudilho de boca destampada, rude, aprendiz de ditador e incalculável. Outra é tratar com quem está disposto a doar 300 milhões de dólares a narcoguerrilheiros, principais traficantes de cocaína do sub continente, e mísseis terra-ar sofisticados (alguns deles operados por radar, o que estaria obrigando os colombianos a reequipar seus super tucanos com avionics de última geração). A situação é inédita para nossa diplomacia.

por William Waack em seu blog, em 16 de Maio de 2008.

Nenhum comentário: