sexta-feira, 8 de maio de 2009

MR-8 - Mais um Partido: Mais Esquerda Comunista

Essa notícia veio do Blog da CIA. A coisa está cada vez mais feia...



Você sabe o que é ou o que foi o MR-8?

Se não sabe, só a introdução do texto referente ao grupo na Wikipédia já esclarece muito:

O Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8) é uma organização brasileira de esquerda, de orientação marxista-leninista, que participou do combate armado ao regime militar e tinha como objetivo a instalação de um Estado socialista de inspiração soviética no Brasil. Seu nome lembra a data em que foi capturado pela CIA, na Bolívia, o guerrilheiro argentino Ernesto "Che" Guevara.

Se você já acompanha blogues políticos há algum tempo, se tem algum engajamento, então talvez você se lembre que este grupo, hoje marginalizado da efetiva vida política nacional, chegou a ameaçar Diogo Mainardi de morte em capa de um jornal que editam, o Hora do Povo. A ameaça era assim:

Condenado com seus patrões da “Veja” a pagar 30 mil reais ao ministro Franklin Martins, em processo por calúnia, o garoto de programa Diego (sic) Mainardi houve por bem se auto-intitular “o Bacuri do petismo”.

Bacuri foi martirizado por 109 dias seguidos no Deops e perdeu a vida em 1970 por negar-se a revelar aos algozes informações que pudessem prejudicar o andamento da luta revolucionária contra a ditadura. Foi um herói na plena acepção da palavra.

Já o pequeno canalha perdeu apenas algum dinheiro.

Sabemos o que o vil metal significa para certo tipo de pessoas. Ainda assim, ao que tudo indica, ele está pedindo para perder algo mais.

Pode ficar tranqüilo. Não faltarão almas pias para fazer a sua vontade.

Reinaldo Azevedo tratou a história com mais vagar no post "MR-8 ameaça Diogo Mainardi de morte. Vocês leram certo."

O Hora do Povo, jornaleco do grupo, é um bom guia da abrangente horizontalidade ideológica deles. Os outrora inequívocos leninistas defendem por ali desde Roberto Requião a Itamar Franco e passando também por Romeu Tuma.

Com tal abrangência, não é de estranhar que o MR-8 tenha se abrigado por tanto tempo no PMDB paulista, especialmente sob o comando de Orestes Quércia. Cheguei a comentar por aqui a minha estranheza com a aproximação Quércia-Serra, ainda mais pelo histórico de ódio do grupo ao PSDB (para terem uma idéia, quando Mário Covas morreu fizeram uma charge em que ele chegava ao Inferno e o Diabo reclamava dele!).

Pois a aproximação de Quércia com o PSDB paulista acabou resultando em algo surpreendente:

O MR-8 agora quer andar com as próprias pernas e criar seu próprio partido político!

A cronologia da movimentação do grupo pode ser encontrada em várias matérias de seu jornal. Seguem alguns links:

Completar a independência nacional será o principal objetivo do Pátria Livre” ( 12/2008 )

Rio monta caravana para lançamento do PPL dia 21PPL de SP abre campanha de assinaturas de apoio

Partido Pátria Livre lança programa e constitui sua Comissão Nacional

O portal Vermelho.org é o único site político que até agora deu alguma bola ao tal PPL.

Pois bem, falta muito pouco para o MR-8 virar um partido legalizado. Com isto, terá acesso ao Fundo Partidário e não tardará muito a ter seus spots pagos com dinheiro público em rede nacional de TV e Rádio. Enquanto o MR-8 não tem acesso aos cofres nacionais, uma arca já lhes está aberta:

A de Guarujá, cidade onde moro e que fica localizada no Litoral Paulista.

Mas esta história será contada em mais detalhes mais adiante. Até amanhã dou sequência a esta história que já começa trágica!

2 comentários:

Anônimo disse...

hi, good site very much appreciatted

Anônimo disse...

Someone essentially lend a hand to make severely articles I'd state. This is the very first time I frequented your web page and to this point? I amazed with the research you made to make this actual submit incredible. Excellent activity!
Great web site. Lots of helpful information here. I am sending it to some pals ans additionally sharing in delicious. And of course, thank you in your sweat!
hi!,I really like your writing very much! share we keep up a correspondence extra about your article on AOL? I require an expert in this house to resolve my problem. Maybe that's you! Looking ahead to look you.