sexta-feira, 12 de março de 2010

Um Presente para Kelly, a Comentarista Socialista

A imagem ao lado é um presente para a Kelly, que, num comentário, afirmou que "não há liberdade quando o ser humano em nome do capital não consegue compreender a dependência que tem em relação à natureza e polui o próprio meio em que vive ".


Kelly, querida, esta imagem é recente. É uma usina na periferia de Moscou, herança da implementação do socialismo na extinta URSS. Como eu disse num post anterior, Kelly, só podemos comparar a realidade com a realidade.


Pelo visto, os socialistas russos também não compreendiam a dependência que tinham em relação à natureza, não é mesmo? Mesmo tendo a "liberdade", pois não eram seres humanos que agiam em nome do capital, mas da, como é mesmo?, ah!, sim, "coletividade".


É realmente difícil, né, Kelly? A gente fica sonhando acordado, flertando com o paraíso na terra que os socialistas prometem e, depois, vem essa gentinha vil e egoísta e deturpa a, se eu lembro bem como você disse, "experiência verdadeiramente socialista". É mesmo um acinte, né?


Mas, se lhe serve de consolo, Kelly, há dois lugares onde você poderá viver essa "experiência realmente socialista" que parece tanto desejar: no sonhos e no pensamento. E sabe por que? Porque somos humanos, diferentes, competidores por natureza, desejosos de uma série de coisas - e muitas delas, até desnecessárias, eu diria. Mas é assim que somos. Não cupins, formigas ou abelhas. Somos leões, jaguares, tartarugas, golfinhos, orcas, girafas, zebras, asnos até!


Demarcamos nossos territórios. Brigamos pelo acasalamento. Temos machos alfa. E até fêmeas alfa. E assim, desde que a humanidade surgiu, sempre foi. E sempre será. E sempre haverá aqueles que querem dominar a tudo e a todos - mesmo falando que todos devem ser iguais.


Você, que cursa biologia - não sei se já se formou -, deveria saber disso: é uma cadeira chamada etologia, que compara o comportamento humano ao dos animais ditos irracionais. O paralelismo entre ambos os comportamentos é impressionante. Só isso já lhe diria o por quê é impossível o socialismo. A dica está dada, mas eu deixo o restante prá você descobrir sozinha, como lição de casa, tá?

Nenhum comentário: