segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mensalão de Arruda ou do DEM?

O desastre protagonizado por José Roberto Arruda faz aflorar o enorme preconceito que parte importante da imprensa tem contra o DEM — considerado “de direita”. É preciso ser muito energúmeno para afirmar que o Democratas é direitista. Mas os energúmenos estão à solta… Por que escrevo isso? Porque já se chama o esquema de falcatruas do Distrito Federal de “mensalão do DEM”. Calma lá!


Quem exerce hoje no DEM a função que José Genoino exercia no PT quando estourou o mensalão petista? É o deputado Rodrigo Maia (RJ). Ele está metido na lambança do DF como Genoino estava na do PT? Não que se saiba. Quem seria o articulador político do DEM, fazendo, na legenda, o trabalho — refiro-me ao trabalho legal — que José Dirceu fazia no PT? Eu diria que é Jorge Bornhausen. Ele está metido na lambança do DF como Dirceu estava na do PT? Não que se saiba. Quem é o líder do DEM na Câmara, como João Paulo Cunha liderava o PT? É Ronaldo Caiado (GO). Ele está metido na lambança do DF, como Cunha estava na do PT? Não que se saiba.


O mensalão petista foi justamente classificado de “petista” porque a cúpula dirigente estava comprometida com ele. Não é o caso, até onde se sabe, das lambanças de Arruda. Enquanto não surgir uma evidência ao menos de que direção do partido tivesse ciência do esquema ou fosse sua beneficiária, chamar a coisa de “Mensalão do DEM” ou é manifestação do tal preconceito ou é prestação de serviços ao petismo.


E se Arruda for expulso do partido? Será, ainda assim, “mensalão do DEM” ??? No caso petista, não custa notar, os “Arrudas” estão de volta. E ocupam de novo a cúpula do partido.


por Reinaldo Azevedo

Um comentário:

Anônimo disse...

Nice dispatch and this post helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.