segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Cuidado! É PT em Estado Puro

O presidente do PT, Ricardo Berzoini — que chamo Berzoniev em razão de seu físico, digamos assim, soviético —, escreveu um artigo na Folha de S. Paulo acusando a oposição de torcer pelo “quanto pior, melhor”. Trata-se de uma mentira deslavada, repetida ontem pelo Apedeutakoba. Ao contrário: não vi, até agora, PSDB, DEM e PPS tirarem a mínima casquinha que seja da crise, nada! E não que não pudessem. As medidas adotadas até agora pelo governo não contam, como é natural, com a unanimidade.

Mas quê...Quando, à esteira de umas das seis crises que enfrentou, o governo FHC desvalorizou o real, o agora ministro da Justiça, Tarso Genro, cobrou, em artigo em jornal, a sua renúncia e realização de novas eleições. O texto foi publicado na Folha no dia 19 de janeiro de 1999 — sim, 19 dias depois de o presidente, reeleito no primeiro turno, ter tomado posse.

Uma das muitas diferenças entre o PT e os partidos que estão hoje na oposição é esta: por mais severa que a crise venha a ser, por mais que o país venha a sofrer os impactos negativos de uma provável recessão mundial, nenhum partido a tanto se atreveria. Porque sabem que os principais fatores da crise externa independem de medidas que possam ser adotadas aqui; o Brasil será, quando muito, reativo. É assim agora e era assim nos dois mandatos tucanos. Imaginem: nem quando os próprios petistas achavam que Lula seria impichado as oposições fizeram tal escolha.

Não! Não há exploração da crise coisa nenhuma. Lula e o PT estão é trabalhando com dois cenários e se protegendo de antemão:

1º - a crise será relativamente mansa para o Brasil – Dirão: "Apesar de a oposição torcer contra, Lula agiu, e tudo deu certo";

2º - a crise devasta a economia – "Lula não tem nada com isso; culpa dos especuladores e dos americanos. E a oposição ainda torce contra."

O leitor poderá dizer que política é assim mesmo. Não é, não! Isso é política que decide se exercitar sem o concurso da ética. Quem torcia para que tudo desse errado para, então, aniquilar os adversários eram os petistas. E torcem ainda. E provo o que digo.

Vejam a questão da Polícia Civil de São Paulo. Os agentes penitenciários de Catanduvas, presídio federal, estão em greve. Tarso Genro mandou pra lá a Força Nacional de Segurança e exige o fim da greve para negociar. Mas ele recebe lideranças sindicais da polícia civil que promoveram baderna armada. É assim que age o PT quando está no governo e quando está na oposição.

por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: