quarta-feira, 23 de abril de 2008

Quem Governa?

Quem governa o Brasil? A pergunta pode parecer descabida, sinal de total desconhecimento da atualidade. Feita a um brasileiro dos grotões, analfabeto, agraciado com bolsa esmola seria respondida com facilidade: "quem governa o Brasil é nosso 'padim' Lula".
Intelectuais, empresários, artistas, jornalistas tirariam o "padim", mas acrescentariam: "o presidente Lula que é um gênio, um líder carismático, um estadista". Dizer menos é ser preconceituoso.
Ouso contestar a opinião da maioria e afirmar: Lula é como a rainha da Inglaterra, reina, mas não governa. E seu linguajar cuidadosamente errado, suas ensaiadas metáforas futebolísticas, seus gritos, seus esgares nada tem a ver com o cargo presidencial, mas com o inconfundível estilo populista dos demagogos.
Cuidadosamente construiu-se a imagem mais favorável possível do pobre ex-metalúrgico. Mostrou, quando foi preciso, um "Lulinha de paz e amor", agora apresenta o Lulão bravão tendo ataques furiosos e revivendo os tempos de oposição virulenta. Imagens falsas, postiças, ocas de conteúdo.
O fato é que Lula presidente na verdade não existe, ele é tão somente o melhor produto de marketing já produzido pelo PT através da mágica de Duda Mendonça. Quanto a seu desmoralizado partido é associado às forças externas que estão envolvendo a América Latina. Forças cujo expoente é Hugo Chávez. Entre os seguidores deste destaco o boliviano Evo Morales, que expropriou a Petrobrás com a anuência do governo petista e sem um pio dos nossos nacionalistas que, se antes bradavam, "o petróleo é nosso", agora dizem com satisfação: "o petróleo é deles". Lula apenas ressoa as forças nefastas de uma chamada esquerda, que infestam a América Latina e são apoiadas pelo PT.
Esta esquerda que emerge com o nebuloso socialismo do século XXI de Chávez é deslocada no tempo, incapaz de aprender com os erros dos totalitarismos do século passado, perpetuadora da mentalidade do atraso que sempre assolou o continente, sequiosa de poder pelo poder, continuadora das mazelas tão nossas, tão latino-americanas, tais como: incompetência estatal, corrupção, clientelismo, patrimonialismo, populismo, autoritarismo, nacionalismo xenófobo. É muito "ismo"para um só lugar desse mundo do absurdo.
Lula da Silva vai, como se diz, na onda dos companheiros nacionais e internacionais. É um fiel aliado de Chávez, um cultor do moribundo Fidel Castro e apenas funciona como caixa de ressonância destas vozes. Prova disso foi não ter aceitado declarar as sanguinárias e abjetas Farc como terroristas, conforme o pedido que certa vez lhe foi feito pelo presidente Uribe, da Colômbia.
Tão pouco LILIS é carismático ou genial. Se fosse dotado de tanto carisma que, não nego, já usufruiu enquanto líder sindical teria sido vitorioso na primeira eleição. Foram necessárias quatro eleições para chegar lá. Foi preciso mudar de roupa e de discurso e depois de eleito copiar o que chamou de "herança maldita" para não deixar fora dos trilhos o trem da economia. Mas mesmo lá ele continua sindicalista sem nunca ter atingido o nível de estadista, uma estatura cívica que muitos áulicos lhe atribuem burilando uma forçada e falsa imagem.
Sobre a "genialidade", já afirmei em outro artigo que, se o presidente-sindicalista tem alguma esta pertence à categoria dos repentistas (sem nenhum demérito para a criatividade dos artistas nordestinos). Com a tarimba de palanque adquirida no chamamento para greves, Lula da Silva recebe o mote dos seus assessores e dispara o cordel político onde não faltam certas graçolas inconvenientes e pavoneamentos de idiólatra.
Vazio de substância e apelando para a emoção, ele agrada. Mas seria errôneo dizer que agrada pela linguagem popularesca. Com experiência adquirida por trabalho executado entre paupérrimos e analfabetos favelados pude observar que, se eles comentem erros de português por lhes faltar escolaridade, por outro lado não falam seguidas besteiras (que o politicamente correto alcunhou generosamente de gafes), mas graduados na dura escola da vida possuem o que se convencionou chamar de sabedoria popular.
Enfim, LILIS reina, mas não governa. Suas atividades são variadas e prazerosas: viagens, muitas, por todo o Brasil e para o exterior. Palanques onde permanece em eterna campanha. Festanças. Recepções a atletas, algo tão ao gosto nacional. Recepções a autoridades internacionais. Reuniões inúteis com Conselhos igualmente inúteis. Visitas de cortesia a companheiros latino-americanos em seus respectivos países. Que doce vida!
Mas se Lula da Silva não sabe de nada, não vê nada, não ouve nada, não administra nada, quem governa o País? Seria um gabinete das sombras composto por aqueles que, tendo cometido toda a sorte de negociatas e torpezas caíram de podres, mas continuam lá? Nossa política externa é conduzida pelo Itamaraty ou por Marco Aurélio, o obsceno e José Dirceu, o lobista internacional? O marketing tão bem elaborado por acaso prescinde do mago da propaganda, Duda Mendonça?
Resumindo, são os marajás do petismo sindical que dirigem nossos destinos. Muitos pensam que Lula da Silva governa o Brasil. Que estúpido engano, que monumental blefe virou esse País!

por Maria Lucia Victor Barbosa, em 20/04/2008

Nenhum comentário: