sexta-feira, 4 de abril de 2008

O RESPONSÁVEL MAIOR É LULA, NÃO DILMA!

O governo tem razão ao dizer que Dilma não é a responsável. Está certo. O que se passa na Presidência da República é de responsabilidade de Lula, o presidente da República. A Casa Civil não é um ministério qualquer. Fica no Palácio do Planalto. Fica ao lado do gabinete presidencial. É dirigida por alguém de confiança do presidente.
As oposições não dizem isso por que? Ora, porque têm medo da popularidade de Lula. Imaginam que poderão sobreviver se não se indispuserem com o imenso eleitorado que aprova o governo e o presidente. O erro está em querer sobreviver e não em querer ser um agente político democrático.
Os principais atentados à democracia cometidos por esse governo tiveram sua origem no Palácio de Lula. Erenice e Dilma estão exatamtente no mesmo lugar de Waldomiro e Dirceu. Delúbio e Silvinho despachavam de salas no Planalto. Lorenzetti, Bargas e outros "aloprados" freqüentavam outras residências oficiais da Presidência: o Palácio da Alvorada e a Granja do Torto. Palocci estava no Planalto quando foi quebrado o sigilo do caseiro Francenildo. Ou seja, os esquemas ilegais de poder foram montados e operados no âmbito da Presidência da República, pelo qual o responsável é Lula.
Mas apesar de tudo o que aconteceu as oposições continuam poupando Lula, não por respeito ou admiração, mas sim por calculo barato, por puro calculismo eleitoreiro. Não estão pensando na democracia e no Estado de direito e sim nas suas chances de conquistar um cargo qualquer nas próximas eleições. Não convém desagradar o povo, que gosta tanto de Lula, não é mesmo?
Mas enquanto as oposições procederem assim, Lula só vai avançar. E não vai entregar facilmente o poder aos seus adversários. Alguém ainda duvida?
Agora se descobriu algo de muito, muito sério. Apesar de sua popularidade - não é curioso? - Lula está nervoso. Esbraveja nos palanques. Agride a oposição. Por que?
Pensem nisso. Não será porque ele não pode revelar os gastos com cartões corporativos feitos por sua família e seus auxiliares diretos?
A trama do segundo dossiê, contra Ruth e FHC, tinha como objetivo central impedir a investigação desses gastos presidenciais. Inventaram até essa história de sigilo em nome da segurança presidencial (confundida com segurança nacional). Quiseram passar a idéia (e conseguiram), de que se Lula e sua família gastaram muito e com coisas supérfluas, o mesmo foi feito pelo casal governante anterior. Confundiram maldosamente gastos de representação com despesas estranhas à função presidencial. Quem lê o noticiário fica sem saber a diferença. Dá a impressão que FHC e sua família sairam por aí usando cartões de crédito ou contas tipo B para pagar isso ou aquilo, sacar dinheiro na boca do caixa, desviar recursos para campanhas.
Mas eles sabem que não é a mesma coisa. Por isso estão com medo. Por isso montaram o dossiê. Por isso montaram essa mega-operação de governo para confundir as coisas.
Lula, ao contrário do que parece e a despeito da alta popularidade e dos bons ventos da economia, é o presidente de um governo frágil. Se não fosse, não ficaria tão abalado a cada escândalo que surge no centro da Presidência da República.

Augusto de Franco (01/04/08)

Nenhum comentário: