segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Tarso brando Bobagem!

O ministro Tarso Genro (Justiça) classificou como uma "ofensiva de setores da mídia" as críticas feitas às operações da Polícia Federal e ao trabalho do Ministério Público Federal. Ele afirmou, com ironia, que não houve reclamações contra a espetacularização das prisões quando os alvos das operações foram petistas.


Segundo Tarso, nos dois primeiros anos do governo Lula, o trabalho da PF estava centrado em inquéritos e processos que investigavam o PT.

"Nessas investigações, que depois resultaram em denúncias e já estão tramitando no Poder Judiciário, eu nunca ouvi nenhuma crítica a algema, a espetacularização, a ações persecutórias do MP através de escutas telefônicas", afirmou o ministro.

"Não havia crítica, havia uma espécie de incensamento, na minha opinião um pouco exagerado, das ações que se fazia naquela época", disse.

"Há uma ofensiva de boa parte da imprensa contra a PF e contra o MPF e começo a me perguntar se é porque a PF não obedece critérios políticos e de classe", declarou o ministro, hoje, ao final de audiência pública na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Segundo Tarso, houve uma redução da exposição de pessoas presas em operações da PF com o manual que disciplina as operações da PF.

"Reduzimos em 90% a exposição até que houve este incidente altamente desagradável em que o manual foi violado [na Operação Satiagraha] porque filmaram o ex-prefeito Celso Pitta em casa, de pijama."

Tarso voltou a dizer que a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de limitar o uso de algemas vai aumentar o poder da polícia, já que ficará a critério do policial envolvido na ação o uso ou não do recurso.

Na segunda-feira, o ministro vai se reunir com a cúpula da PF para discutir as alterações no manual para cumprir a decisão do STF. Os policiais, segundo ele, deverão passar a preencher documentos justificando o uso de algemas.

No caso de suspeitos com histórico de violência, os termos seriam preenchidos antes da prisão. As justificativas para as algemas só deverão ser feitas após a prisão em situações excepcionais, quando suspeitos não classificados como potencialmente perigosos reagirem à ação policial.


Por Graciliano Rocha, na Folha Online, em 17/08/2008
Comento:

Vocês já viram petistas com algemas nos braços, flagrados em operações espetaculares? Eu nunca vi.


- Cadê o resultado das investigações da PF no caso do mensalão?

- Cadê o resultado das investigações da PF no caso Waldomiro Diniz?

- Cadê o resultado das investigações da PF no caso do dossiê dos aloprados?

- Cadê o resultado das investigações da PF no caso do dossiê anti-FHC/Ruth?


Esse Sinistro Falso Gênero realmente é um homem impressionante. Mas vamos caminhar um pouco com ele? Pois não! Segundo a Polícia Federal, o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh cobra US$ 265 milhões para tornar viável, junto à alta cúpula do governo, a compra da Brasil Telecom pela Oi. Ainda segundo a PF, ele negocia em nome do PT: para fazer caixa eleitoral.

O que Tarso acha disso? Verdade ou mentira?

Nenhum comentário: