sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A Luta Armada

Qual era o objetivo dos que combateram o regime militar? Quem responde é Daniel Aarão Reis, um ex-membro do MR-8; atualmente professor de História Contemporânea na Universidade Federal Fluminense. Assim, poder-se-á entender o ranço revanchista do Sinistro Falso Gênero e seu baba-ovo Paulo Vanucchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República contra os militares:

"As ações armadas da esquerda brasileira não devem ser mitigadas. Nem para um lado nem para o outro. Não compartilho a lenda de que, no fim dos anos 1960 e no início de 1970, fomos (inclusive eu) o braço armado de uma resistência democrática. Acho isso um mito surgido durante a campanha da anistia. Ao longo do processo de radicalização iniciado em 1961, o projeto das organizações de esquerda que defendiam a luta armada era revolucionário, ofensivo e ditatorial, Pretendia-se implantar uma ditadura revolucionária. Não existe um só documento dessas organizações em que elas se apresentam como instrumento da resistência democrática.

As esquerdas radicais se lançaram na luta contra a ditadura, não porque a gente queria uma democracia, mas para instaurar o socialismo no País, por meio de uma ditadura revolucionária, como existia na China e em Cuba. Mas, evidentemente, elas falavam em resistência, palavra muito mais simpática, mobilizadora, aglutinadora. Isso é um ensinamento que vem dos clássicos sobre a guerra".

Nenhum comentário: