segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O Malefício do Bolsa-Esmola

Vejam abaixo, a notícia publicada ontem, no Globo. O título é meu, grifos, idem, e o comentário, após a notícia, também.


O emprego formal é praticamente inexistente nos municípios brasileiros no topo da lista de beneficiários do Bolsa Família. Em Presidente Vargas, no Maranhão, contam-se nos dedos de uma mão empregos com carteira assinada no setor privado. Segundo reportagem de Regina Alvarez na edição dste domingo do jornal O GLOBO, o município tem 10 mil habitantes e 2.292 domicílios; 1.832 famílias (80%) recebem o auxílio do governo e só quatro pessoas têm emprego com carteira, segundo o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho.

A reportagem mostra ainda que, entre os cem municípios com maior cobertura do programa, 85 têm informações disponíveis sobre emprego formal. Juntos, abrigam um milhão de habitantes e 259 mil domicílios, sendo que 184,3 mil famílias recebem o Bolsa Família - 71%. Já os empregos com carteira assinada no setor privado somam 14,1 mil, o equivalente a 1,3% dessa população.

A precariedade do emprego formal nessas cidades - municípios pobres, com população abaixo de 30 mil habitantes - não tem relação direta com a concessão do Bolsa Família. Existem barreiras anteriores ao programa que impedem o acesso dos trabalhadores a empregos: a baixa escolaridade e a falta de capacitação profissional. As parcas vagas com carteira assinada no comércio de Presidente Vargas exigem ensino médio.

Segundo a reportagem de Regina Alvarez, os beneficiários do Bolsa Família em Presidente Vargas não estão no mercado formal nem no informal. O programa mantém as crianças na escola, mas a maioria das famílias está acomodada com o benefício, que varia de R$ 22 a R$ 200. Elas têm medo de perdê-lo ao adicionar outra fonte ao rendimento familiar. Assim, não demonstram interesse em cursos de qualificação profissional.

- Relutei em aceitar a ideia, mas é a realidade. As famílias estão acomodadas, e não tem sido fácil tirá-las da acomodação. Acreditam que podem se manter com cento e poucos reais - afirma Ivete Pereira de Almeida, secretária de Assistência Social da prefeitura de Presidente Vargas.


Alô, alô você aí que me lê! Você já notou os grifos que eu fiz, na própria reportagem - o resumo da obra que até setores informados da imprensa acabam chamando de “distribuição de renda"! Este é o método de dominação dos nossos esquerdistas! Eles elevaram o antigo coronelismo nordestino à enésima potência! Nem dá mais para sabem qual a raiz que resolverá este problema que eles causaram!

Os nossos estado-dependentes têm medo de perder a boquinha. Não importa a eles a dignidade e o amor-próprio: eles só querem mamar nas tetas do governo, às custas do nosso dinheiro! E Lula, nosso coronel-mor, faz o que qualquer coronel faz: dá uma dentadura, uma cesta-básica, uma panela para cozer, um saco de farinha... tudo na forma do bolsa-esmola, FAZENDO COM QUE OS "MALEFICIÁRIOS" DESTE SISTEMA SE ACOMODEM AINDA MAIS E NÃO QUEIRAM PROGREDIR NA VIDA!

E não me venham com a cantilena esquerdista de que nestes lugares só há muita bolsa-família porque há, praticamente, nenhum emprego formal. Qualquer idiota sabe que é justamente o contrário. Por incrível que pareça, uma das coisas que as esquerdas mais detestam e deploram no chamado "capitalismo", as regras da economia de mercado, também funciona lá naqueles grotões. E faz as exigências necessárias para o bom desempenho e para a melhora das empresas e, consequentemente, dos próprios empregados, que podem aspirar novas posições. Basta querer, estudar e trabalhar. Mas vimos que isto não acontece.

Em 31/07/2009, Lula chamou de imbecis e ignorantes todos os que criticamos este seu programa eleitoreiro e assistencialista. E, vendo hoje, ele tem razão. Nós deixamos que nossa sociedade chegasse ao ponto em que os esquerdistas a deixaram: para dominar o Brasil e implantar sua ideologia assassina, criam ainda mais estado-dependentes!

E quem vai resolver isso? Serra? Dilma? Ciro? Marina? Corcunda de Notre-Dame? Não. NINGUÉM VAI CONSEGUIR RESOLVER! Porque esta é uma equação sem resposta. A bobagem já está feita e vai continuar assim por muuuuuito tempo, pouco importa se a economia vai crescer 1%, 5% ou 100% ao ano, afinal este "malefício" é dado sem qualquer contrapartida ou critério de exclusão!

E os "maleficiários" vão preferir, mesmo, ficar dependendo da esmola. Os poucos que quiserem ter uma outra fonte de renda, preferirão a informalidade, pois a porta de saída do programa é a carteira de trabalho assinada, o emprego formal.

E esta é só mais uma das malditas heranças que Lula, um dos chefões do Foro de São Paulo, vai deixar para o futuro cada vez mais negro - ou vermelho, se quiserem - que temos à frente. Mas é proibido tocar na obra do comunista Lulovski. Mesmo sendo uma bobagem gritante.

Nenhum comentário: