quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Forças Armadas Soviéticas

O termo Forças Armadas Soviéticas se refere às forças armadas da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas da sua criação durante a Guerra Civil Russa em 1918 pelos bolcheviques à sua dissolução em Dezembro de 1991. O tamanho das Forças Armadas soviéticas durante a Guerra Fria permaneceu entre 2,8 milhões e 5,3 milhões, segundo estimativas ocidentais.

Veja abaixo chapelaria, uniformes e insígnias usados pelas forças armadas soviéticas. Notem que o principal símbolo usado em todos estes itens é uma estrela vermelha e dourada que é, também, símbolo de um partido brasileiro que está no poder...

A bandeira da União Soviética consistia em uma bandeira toda vermelha, lisa, com um martelo cruzado com uma foice (a foice e o martelo), além de uma estrela vermelha no canto superior. A foice e o martelo simbolizavam os trabalhadores do país e os camponeses, enquanto a estrela vermelha representava o domínio do Partido Comunista. A primeira bandeira com a estrela vermelha e a foice e o martelo foi aprovada em 12 de novembro, 1923.

Estrela soviética

Detalhe do chapéu de um soldado de campo (Pilotka)

Chapéu militar russo para ser usado no inverno (Ushanka, ou seja "com orelhas")

Boina azul da força aérea

Nenhum comentário: